COMPETITIVIDADE, SOLIDEZ, MELHORA NOS RESULTADOS OPERACIONAIS.

Por que?

Desenvolver uma comunicação interna eficaz, clara, transparente com seus colaboradores e, principalmente, alinhada às estratégias é cada vez mais condição indispensável para que organizações se mantenham sólidas e competitivas, em condições de perpetuar seus negócios e seus bons resultados.

Nos últimos anos, o mercado tem verificado mudanças significativas na relação das pessoas com seu trabalho, que não mais representa a atividade central da existência do ser humano.

Por isso, os valores que o profissional de hoje busca no trabalho já não são apenas aqueles tangíveis, como uma boa remuneração, pacote de benefícios atraente a perspectiva de segurança. O trabalhador de hoje busca uma atividade que lhe garanta também retornos subjetivos, desafiadores. Ele precisa reconhecer seu esforço na atividade em que está envolvido. Quer ser valorizado. Sentir-se efetivamente importante para a criação e desenvolvimento do produto ou serviço oferecido pela organização em que atua.

A CI têm papel decisivo não só na identificação desta demanda, mas também na construção do sentimento de pertencimento à organização e satisfação dos desejos dos colaboradores. Além dos atributos tangíveis da relação entre a organização e o colaborador, é preciso saber comunicar também os valores subjetivos.

O que o mercado vem comprovando nos últimos anos é que não apenas melhores resultados humanos são possíveis, a partir de programas de comunicação interna bem estruturados, como também o alcance de melhores desempenhos econômicos e financeiros.

Empresas que sabem se comunicar de forma eficiente com seus colaboradores compreendem melhor suas necessidades, suas inseguranças e seus objetivos. Já o colaborador entende melhor seu papel no negócio da empresa, sente-se valorizado pelo esforço que empreende para que a organização atinja seus objetivos. E esta mutualidade é combustível para o engajamento do colaborador, indispensável para o alcance dos bons resultados.

Atingir esta maturidade no relacionamento com o público interno é pré-requisito para que a organização consiga conquistar e fidelizar seus clientes. A qualidade do relacionamento que a empresa mantém com seus clientes é um reflexo direto da qualidade da relação que ela mantém com seus colaboradores.

A CI deve ser entendida como uma protagonista para atrair e reter o cliente interno com foco nos resultados. Acrescente a isso o envolvimento e a valorização que se destina ao mercado e terá um conjunto de premissas fundamentais para a construção da comunicação pretendida.