Com a chegada de novas tecnologias, como o WhatsApp, por exemplo, muita gente achou que o e-mail marketing morreria. Mas esse foi um grande engano. Essa plataforma continua viva e está mais forte do que nunca. Hoje em dia é a responsável por estreitar laços entre clientes e prestadores de serviço, nutrir leads e gerar venda.

Por causa disso tudo, essa estratégia é uma das principais que integram o marketing digital. Tanto iniciantes quanto veteranos podem alcançar resultados incríveis. A seguir, vamos falar mais sobre o que é e as melhores técnicas para serem aplicadas.

O que é E-mail Marketing

É a estratégia de envio de e-mail para uma lista de contatos. No começo, muitas empresas passaram a enviar e-mails sem critério, apenas para fazer venda. Essa forma de envio incomodava muitos clientes e o próprio e-mail marketing passou a ser visto com desconfiança.

Mas com a evolução do próprio marketing, as empresas passaram a adotar outras técnicas para impactar os clientes. Hoje é possível, inclusive, enviar mensagens personalizadas e que sejam de fato do interesse daquele usuário.

Por que investir em E-mail Marketing?

O e-mail marketing tem um enorme alcance. Atualmente, existem 4 bilhões de usuários de email, segundo o site Statista, especializado em dados de mercado e consumidores. Esse número (impressionante, né?) representa mais da metade da população mundial.

Além disso, a entrega também é alta. Importante lembrar que nas redes sociais, os posts orgânicos nem sempre são entregues para 100% dos seguidores de uma página. Já no e-mail marketing é possível contornar isso. Fazendo um disparo para 100 contatos, por exemplo, todos irão receber a mensagem.

Outro ponto bem interessante é o retorno financeiro. O ROI (Retorno Sobre Investimento) de e-mail marketing é um dos melhores da área. Quem comprova isso é a Litmus, plataforma que analisa dados. De acordo com informações de 2019, para cada 1 dólar investido em email marketing, as empresas obtêm 42 dólares de retorno, em média.

Quais estratégias aplicar?

Independentemente do objetivo da sua campanha de e-mail marketing, há práticas que devem ser aplicadas sempre. Confira!

Use uma ferramenta de E-mail Marketing

Várias plataformas, como a Nitronews, por exemplo, ajudam a otimizar os envios. Além disso, é possível segmentar as listas de contatos, usar diversos templates, analisar métricas etc.
Opte por um layout responsivo

Falando em templates, não esqueça que eles devem ser responsivos. Também dê preferência a layouts simples. Um e-mail marketing com poluição visual pode até atrapalhar as suas vendas.

Segmente a sua lista de contatos

Segmentação é uma das estratégias mais importantes em e-mail marketing. Assim você vai conseguir fazer mensagens mais assertivas para cada grupo de pessoas e, naturalmente, terá maior chance de converter um lead.

Conheça o CAPEM

Você sabia que existe o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM)? Esse é um guia de boas práticas que dá diversas orientações. Entre elas estão:

A necessidade de permissão prévia de cadastro (opt-in) e a alternativa de descadastro (opt-out) para o destinatário;

Identificação do remetente e de um assunto relacionado ao conteúdo do e-mail.

Você já usa o e-mail marketing?

Você já aplica essa estratégia à sua empresa? Se sim, conta para a gente nos comentários quais resultados você já alcançou!

A BhD tem profissionais especializados nessa área que podem ajudar você a alavancar as suas vendas. Vem com a gente!